A blogueira e autora Camila Siqueira lançou recentemente o livro Como viajar quase de graça, com dicas de economia para os viajantes de plantão. O lançamento oficial foi no Boulevard Shopping Brasília, no último dia 17. É este o primeiro livro da idealizadora do blog Pelo mundo com você, com dicas de organização e planejamento para quem quer viajar gastando pouco ou quase nada. São dezenas de países no currículo, e o perfil no instagram já reúne mais de 50 mil seguidores apaixonados por viagens.

As estratégias reunidas foram desenvolvidas a partir de sua trajetória como viajante e é preciso disposição para se organizar e seguir as dicas. As possibilidades de diálogo criadas pela internet possibilitam que o blog se torne uma grande plataforma de pesquisa para quem quer planejar viagens e conhecer um pouco dos destinos antes de comprar a passagem. O livro pode ser comprado no blog da autora!


Confira a entrevista sobre viajar quase de graça, com Camila Siqueira

Quando surgiu a ideia de criar o blog de viagens e como é sua experiência para escrever os relatos por lá?

Trabalhei por anos como consultora em educação, então escrever e ter o olhar crítico sempre fizeram parte da minha rotina. Em um momento de transição de carreira, decidi voltar a estudar e escrever sobre o que eu gostava. Até que percebi que poderia unir as duas coisas, já que viajar é uma das melhores formas de educar. E ainda fazer algo que me dá prazer, que é compartilhar o que aprendi pelo mundo com as pessoas.

Eu amo dividir o que aprendo e percebo quão rica é a experiência de conhecer novos povos, culturas e costumes. A troca é muito real e o que é visto não pode ser desvisto, a mudança é real e, às vezes, nem notamos. Ninguém volta de uma viagem do mesmo jeito que foi.

E a ideia para transformar essa experiência em livro? Como veio?

Eu sempre quis democratizar a educação. Sempre percebi quão rica é a troca cultural. Mas como falar isso para milhões de pessoas que, por questões financeiras, não podem viajar? Foi quando avaliei a minha vida e minhas próprias restrições. Como eu as venci para viajar mais? E resolvi juntar todas essas técnicas e criar um manual que possibilitasse que as pessoas viajassem mas sem que isso impactasse em suas vidas financeiras.

Preparação para escrever o livro

O processo de escrita foi muito diferente dos textos do blog?

Muito diferente. Porque no blog nós temos um tipo de pesquisa. Que envolve transportes, prestadores de serviços do trade turístico, história do local e dicas do que é bacana na cidade para um turista vivenciar e poder curtir sua viagem.

Já o livro foi uma pesquisa extensa. Estudamos e utilizamos várias plataformas que viabilizam viajar de graça. Avaliamos a prestação do serviço de cada uma, retorno, atendimento ao cliente. Juntamos várias técnicas para economizar e avaliamos a junção delas.

E criamos um passo a passo para a pessoa conseguir de fato viajar sem pagar quase nada. Até porque sei que estamos quebrando paradigmas. Tem gente que  pergunta se é marketing multinível ou se tem alguma pegadinha. Eu me divirto. Porque sei que é uma ruptura de mentalidade.

Quando você percebeu que o blog de viagens realmente estava dando certo? Como é a sua relação com os leitores?

Sempre me preocupei muito com a entrega. Sempre quero oferecer conteúdos legais para nosso público e acho que isso foi percebido, porque tivemos um crescimento muito rápido nas redes sociais. O que foi uma grata surpresa. E logo veio o site e a acessibilidade crescendo muito.

É muito, muito gratificante quando alguém te manda uma mensagem agradecendo o que fez por ela. Eu respondo a todo mundo. Todos e-mails e inbox que recebo porque o meu objetivo é a troca. Isso é muito importante para mim.

Trabalho e produção de conteúdo

Hoje em dia o blog é a sua principal forma de trabalho?

Hoje em dia temos vários projetos que andam juntos e todos ligados a viagem. Temos uma Magazine online de Turismo que sua primeira edição teve mais de 84 mil visualizações. Tem o site que atualizamos diariamente. Montamos roteiros de viagens personalizados tudo voltado para a economia da pessoa. Usando nossas técnicas que falo no livro.

Atuamos como uma agência online usando as maiores empresas do trade de turismo. Somos parceiros da booking, hotel.com, cvc, viajanet e outras. Apenas empresas que confiamos, quem você não encontrar no site é porque já tivemos problemas ou possuem muitas queixas em procon e reclame aqui. E agora o livro.

Pretende seguir com esse projeto? Tem outras novidades em mente?

Costumo dizer que sou “ideota”- uma pessoa que tem muitas ideias. E adoro o desafio de me envolver em novos projetos. Mas o blog é algo que demanda muito porque são vários projetos dentro de um só. Fiz duas especializações em Marketing digital e amo. Quero me especializar mais em Marketing Digital para o setor de turismo com consultoria para o trade.

Pretende escrever outros livros? Já pensou em ser escritora ou a ideia surgiu a partir do sucesso com o blog?

Eu participei como pesquisadora em um livro daqui de Brasília sobre a construção da cidade. Chamado: Patrimônio nas Ruas. Foi a minha primeira experiência, há mais de 15 anos. Nesse livro, compilamos relatos dos primeiros moradores da cidade na época de Juscelino e o ponto de vista deles de como foi a construção da nova capital.

E agora, tantos anos depois, veio o meu livro. Descobri que gosto muito mesmo de escrever. Mas na verdade, gosto de passar conhecimento e experiências, então não descarto a hipótese. Mas estou focada no meu recém nascido que precisa aprender a andar sozinho.

Crescimento na estrada

As viagens te fizeram amadurecer, crescer e mudar como pessoa? Que tipo de experiências mais te fazem refletir e querer seguir adiante com novas aventuras?

Como eu falei antes, ninguém sai impune de uma viagem. A gente se transforma sem perceber. Tive muitas experiências incríveis na África e na Tailândia, países tão distintos, mas onde a pobreza é muito presente e conviver com aqueles sorrisos e olhares, com a simplicidade de viver, foram experiências muito marcantes. Essas pequenas coisas mudam a forma que percebemos o mundo. Você começa a refletir sobre seus valores mais profundos. É libertador perceber que precisamos de tão pouco para viver.

E agora conta pra gente, qual é o principal segredo para se preparar financeiramente e poder viajar muito? O que os leitores vão aprender com o seu livro?

Para viajar mais gastando menos o preponderante é, planejamento. O livro te ensina isso. Como se organizar, de que forma, porque as vezes ficamos perdidos. E quais as plataformas de economia colaborativa existentes em todo o mundo, que podem de fato de possibilitar viajar de graça. Quais as moedas de troca, como é feito e um passo a passo para você conseguir viajar sem gastar nada.


Aproveita para ler outras dicas de livros aqui no site:

http://ociclorama.com/category/resenhas/