9789896791261-1

 


Hoje vamos apresentar algumas dicas de como escolher livros, mesmo que você desconheça o leitor,  autores ou obras da literatura infantil.

Sempre que possível, o melhor é levar o presenteado para escolher por si mesmo, mas se não é possível, isso não será empecilho! Saber idade pode facilitar a escolha do livro.

 

9788516060237m-1Vamos às dicas:

1 – Toda livraria costuma ter alguém responsável pelo setor de literatura infantil. Por mais que essas pessoas não sejam livreiras, mas vendedoras, pelo cotidiano, elas sabem quais são os livros mais vendidos para determinados perfis e lembram de alguns títulos que leram ou que outros clientes falaram sobre.

2 – Pop-ups e livros com interação além da leitura: esses livros costumam ser bem interessantes, de preços mais altos, chamando mais a atenção para os cenários e ilustrações na relação com engenharia do papel do que para o texto:

97898967912852.1 – Existem obras clássicas, produzidas na versão pop-up, como: “Alice no País das Maravilhas”, “Pequeno Príncipe”, que atendem inclusive ao público adulto. Para as crianças muito pequenas, que estão no desenvolvimento da fase motora, os pop-ups vão sofrer rasgos, pela naturalidade da descoberta, então é preciso não ter preciosismo pelo objeto livro.

2.2. Sobre interações extra leitura, existem títulos que utilizam técnicas de ilusão de movimento, como “ Parque de Diversões” de Michael Leblond ou que a história propõe manipulação do livro como “Aperte Aqui” de Hervé Tullet, ou alguns que são como um jogo, como “Apenas um é diferente! Você consegue encontrar?” Britta Teckentrup ou como o famoso “Onde está Wally?” de Martin Handford.

2.3. Para bebês e crianças pequenas existem vários títulos que usam o recurso de abas que movimentam personagens, ou esconde e faz aparecer detalhes de cena, além de uso de texturas e cheiros para estimular outros sentidos. Esses livros costumam estar separados nas livrarias.

61vtow4re5l

434891-400x600-1-12.4. Livros de capa dura costumam ser mais caros que livros brochura, mas podem ser a solução, para dar um toque mais especial a um título escolhido.

3.Por último e de grande importância, há  livros onde texto e ilustração tem destaque:


3.1.A autores que nunca saem de moda, como: Eva Furnari,
Blandina Franco e José Carlos Lolo, Shel Silverstein, Stanislav Marijanovic, Ziraldo, Ruth Rocha, Monteiro Lobato, Bia Hetzel e Mariana Massarani, Júlia Donaldson e Axel Scheffler.

  1. Tente lembrar dos livros que te marcaram na infância.
  2. Tente de dar uma folheada no livro, ler todo o conteúdo ou pelo menos as primeiras páginas. Se te cativar, já é mais um ponto a favor para o presente ser especial.
  3. Se possível não tenha tanta pressa em localizar o que você deseja, desfrute da compra do livro como momento de prazer para você.
  4. Pergunte a opinião de crianças próximas a você. Seja filho, sobrinho, neto, irmão ou uma criança e família que você encontrar na livraria.
  5. Consulte sites, blogs e redes sociais de literatura infantil. O Marandubinha está aqui pra isso! E existem outros perfis bem legais, como de editoras: brinquebook, kalandraka, Jujuba; e de leitores experientes como “A cigarra e a formiga”, “A Taba”, “Revista Emília”, “Revista Crescer” e tantos outros.

ziraldo-jpeg

Comprar livros é mais fácil do que se pensa e mesmo que a pessoa resolva trocar o presente, a ação de ir a uma livraria é ato de incentivo à leitura e já vale muito!

Boas compras!

Boa Leitura!

Equipe Marandubinha.


Aproveita e confere as nossas dicas anteriores por aqui:

Presente de aniversário para criança?! Escolha dar livros!