Tempos atrás fui apresentada ao mundo dos podcasts através do Não Obstante, em que os temas giravam em torno de filosofia e seus desdobramentos. Acabei adquirindo o hábito e ouvir podcasts acabou se tornando um meio ótimo para aprender coisas novas durante algumas atividades do dia (geralmente escuto enquanto faço exercícios, na academia, em trânsito e quando ando de bicicleta).

Buscando assuntos do meu interesse encontrei o podcast literário 30 minutos, comandado pelo talentoso Vilto Reis, criador do site Homo Literatus (onde já fui colaboradora). O podcast do Vilto foi porta de entrada para a descoberta de que a internet está cheia de programas especializados para escritores, leitores e apaixonados por livros! Ainda não consegui escutar todos, mas compartilho aqui alguns podcasts bacanas que encontrei que trazem a literatura como tema. Espero que vocês encontrem bons espaços de escuta e que se sintam abraçados ouvindo as experiências de outras pessoas que adoram passar o tempo entre as páginas.


30:MIN – O 30 Minutos, é o podcast  do Homo Literatus e pretende facilitar a literatura e torná-la mais acessível, aproximando temas cults e pops. Liderados por Vilto Reis, com programas de aproximadamente meia hora, programa tem cara de jornalismo literário, com dicas de leitura, mercado literário, opiniões e debates.

 

LiterárioCast – É um dos principais podcast de literatura atualmente e vai ao ar sempre nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. A ideia do programa foi de Rafael França e entre os convidados constantes estão Anna Schermack e Larissa Siriani. Com qualidade e bom humor, os apaixonados por livros também dão dicas de leitura e debatem sobre os mais diversos temas do meio literário.

 

Chá das cinco com literatura: Comandado por duas amigas e leitoras ávidas, Lívia e Olívia, o podcast tem a proposta de debater a literatura e outras mídias, buscando adaptações e relações com outros temas.

 

Cabuloso Cast: O maior do ramo no país, é comandado pelo bibliotecário Lucien, que também administra o site Leitor cabuloso e é bastante diverso. Os episódios variam entre livros específicos, autores, estilos e entrevistas. Outros temas e discussões atuais são abordados sempre com relações literárias.

 

LivroCast: O podcast liderado por Marcelo Zaniolo é lançado a cada 15 dias e tem o objetivo de debater e refletir a respeito de obras específicas. As conversas são feitas com humor e a ideia é descobrir novas ideias através das obras.

 

Caixa de Histórias: Aqui a ideia é tratar o conteúdo de um livro de maneira diferente. Trechos de obras são narrados e comentados, levando aos leitores uma nova maneira de conhecer a literatura. O podcast é comandado por Paulo Carvalho e faz parte da família B9, que é cheia de programas de qualidade.


Para quem tiver mais tempo e quiser ainda mais opções, neste link é possível encontrar uma lista com uma infinidade de outros podcasts que tratam da literatura: https://mundopodcast.com.br/teiacast/literatura/