(Fotos: Isabella de Andrade)

O que você gostaria de fazer da vida? Pergunto o que gostaria de fazer e não o que gostaria de ser, pois você já é. Esta é uma pergunta que nos fazemos desde criança ou que nos fazem desde criança. Consegue lembrar a infinita gama de possibilidades que você elencava? Gostaria de ser astronauta, cantora, homem aranha, médico, ator, desenhista, advogada, pianista, veterinária, e por aí vai… Com o passar do tempo, vamos limitando estas infinitas possibilidades, vamos decidindo acreditar naquilo que ouvimos (“Mas você não consegue viver disso aqui no Brasil…”) e, consequentemente, limitando as nossas escolhas.

Na verdade, muitas vezes nem sabemos ou nos damos a oportunidade de entender quais são as nossas possibilidades, potencialidade, talentos e pontos a desenvolver. Quantas vezes paramos para pensar nisso? Cada uma destas potencialidades são dons e estes são riqueza permanente, que sempre pode ser desenvolvida, mas que estará lá aguardando a chance de ser colocada em prática.

Essa parte de O Ciclorama tem exatamente este objetivo: levantar essa infinita gama de possibilidades existentes neste universo da arte e cultura como profissão. O que queremos fazer? O que fazer para chegar lá? Qual caminho a ser trilhado? Afinal, você é um artista, mas também é um profissional, com muitos desafios, dúvidas, possibilidades e oportunidades que o levarão ao pote no fim do arco íris, basta saber como chegar lá, já que tudo isso faz parte da nossa carreira, seja ela qual for: conhecimentos específicos da área escolhida, cursos, graduações, especializações, rotinas de trabalho, atividades extracurriculares, cargos assumidos, projetos construídos, desafios enfrentados, etc.

E então? Qual o primeiro passo para trilhar esse caminho? Que tal parar um pouquinho para pensar nas suas potencialidades e possibilidades de desenvolvimento? O que você faz muito bem e o que precisa melhorar? Parece simples, mas vai se surpreender com a lista que se formará! Aproveite para dividir conosco e no próximo texto falaremos mais sobre esta rica lista!

(Para conhecer um pouco mais do trabalho da coach e psicóloga, acesse o site: www.rafaellaandrade.com), que trará mais conteúdo exclusivo em breve)

12419371_10153110909337723_6876486755634783731_o

Um universo de possibilidades para seguir em frente