Opa! Essa é um equívoco que com frequência eu ouço de mães e pais desesperados! Sempre quando me pedem ajuda na hora de preparar os filhos para provas de interpretação de texto da escola, costumo perguntar aos pais: “O que o seu filho lê?”. Vez ou outra me surpreendo com esta resposta: “Ele não lê nada! Só gosta de ler aquelas histórias em quadrinhos…” Nessa hora me dá um aperto no coração! Pobre criança leitora incompreendida. Ora, histórias em quadrinhos é leitura, sim senhor! E além de ser uma leitura rica de ilustração e trabalho gráfico, o texto também não deixa a desejar!

Não vamos deixar nossos filhos presos nas prosas das páginas. Se o que eles gostam é da dinâmica das páginas das HQs, então vamos aproveitar para oferecer boas leituras! E para fugir um pouco dos heróis, que já são super valorizados e conhecidos no mercado, vou indicar algumas leitoras de história em quadrinho que podem agradar leitores de todas as idades!


1O livro do Rex

Autor e ilustrador: Ivan Zigg

Editora: Nova Fronteira

Este é uma ótima indicação de histórias em quadrinhos para os leitores que estão começando sua aventurar em suas leituras! “O livro do Rex” tem histórias de um dinossauro atual e bem divertido, escritas e desenhadas pelo Ivan Zigg. O livro é uma coletânea com 60 histórias publicadas anteriormente pela revista Ciência Hoje das Crianças. As histórias em quadrinhos estão divididas em quatro seções: “O diário do Rex”, mostrando o cotidiano com amigos e família do dinossauro, que “coincidentemente” pode ser bem parecida com o cotidiano do pequeno leitor; “O fantástico mundo de Rex” com aventuras fantásticas da imaginação do dinossauro e seus amigos; “Conta outra história”, com releituras de livros e filmes; e “Planeta Rex”, com histórias que falam sobre o meio ambiente e ciência.

livrinho

Este é um bom livro para a criançada ler e se divertir! O Ivan Zigg é sempre bem humorado e com seu personagem Rex não foi diferente! Portanto, para as crianças que preferem os quadrinhos, esta pode ser uma boa leitura, rica em texto, temas e ilustração!

3O pagador de promessa

Autor: Dias Gomes, adaptação de Eloar Guazzelli

Editora: Nova Fronteira

Nesta edição, o clássico texto dramático brasileiro de Dias Gomes ganha uma nova cara. A adaptação de Eloar Guazzelli para “O pagador de promessa” leva para a dinâmica dos quadrinhos as críticas às concepções religiosas, à cultura dos personagens sertanejos e aos esteriótipos da cidade grande. Neste livro, o leitor que tem preferência por HQs tem a oportunidade de se aproximar da história do teatro brasileiro. Afinal, esta obra adaptada pode ser a porta de entrada para possíveis leituras futuras, como o próprio original do Dias Gomes.

Adaptações, quando bem feitas, são sempre bem vindas! Este livro é um bom exemplo de como HQs não ficam necessariamente no âmbito dos heróis com super poderes. Neste caso, o herói é bem brasileiro.

4Calvin e Haroldo

Autor: Bill Watterson

Editora: Conrad do Brasil

Calvin e Haroldo! Não tem como não falar deles! Para os pais que se incomodam com a violência das histórias em quadrinhos dos super heróis das grandes cidades, não há nada melhor para recomendar do que as deliciosas aventuras de um garoto com seu bichinho de pelúcia favorito! Calvin e Haroldo nos divertem há anos! Enquanto os dois amigos estão no fantástico mundo da mente infantil, nos divertimos com tantas filosofias, brincadeiras e aprendizados. As histórias mostram a inocência e esperteza de uma criança através do ponto de vista de Calvin, um garotinho inteligente e brincalhão.

A Editora Conrad publicou antologias coloridas de Bill Watterson, com seus quadrinhos publicados anteriormente em jornais. Vale a pena ler com toda a família!

5