O Centro Cultural Banco do Brasil dá início ao projeto Literaturas,

ciclo de oficinas e debates. Numa série de sete oficinas literárias seguidas de debate,

o ciclo reúne  os expoentes da nova literatura brasileira.

Na segunda-feira, 23 de janeiro, a partir das 17h, o CCBB  recebe o escritor João Paulo Cuenca, dando início ao ciclo de oficinas literárias e debates Literaturas (Encontro com Autores da Nova Literatura Brasileira). A série já foi apresentada nos CCBBs de São Paulo e Belo Horizonte, de junho a dezembro de 2016. Pensado como projeto multidisciplinar — unindo oficinas literárias, ciclo de debates e leituras dramáticas –, os sete encontros são mensais e voltados aos vários gêneros literários: romance, crônica, conto, literatura dramática, poesia e história em quadrinhos.

O encontro inaugural da série traz o escritor João Paulo Cuenca, que ministra oficina sobre o romance brasileiro, das 17h às 19h, e participa de bate-papo com o público, das 20h às 21h30. O debate tem mediação do jornalista Paulo Paniago e conta com a participação do ator Luiz Felipe Ferreira, que lê trechos de obras de Cuenca.

Além de João Paulo Cuenca, estão confirmados para o projeto  o cronista Antonio Prata; a contista Carol Bensimon; a dramaturga Daniela Pereira de Carvalho; o romancista, cronista e crítico literário Julián Fuks, que recebeu recentemente o Prêmio Jabuti, por seu romance A Resistência; o quadrinista Gabriel Bá,  e a poetisa Laura Erber. 


Oficinas Literárias

As Oficinas Literárias são gratuitas e os interessados devem se inscrever por  email enviado à produtora do projeto  —texto@textointermidia.com.br. No corpo do email devem constar o nome completo do interessado, idade, ocupação, RG, CPF e um breve texto sobre suas motivações. As inscrições para a oficina com João Paulo Cuenca se encerraram no dia 19 de janeiro. Os debates são gratuitos e abertos ao público em geral, sendo que as senhas para cada bate-papo devem ser retiradas na bilheteria do CCBB Brasília, a partir das 19h.


 Sobre o Autor

João Paulo Cuenca nasceu no Rio de Janeiro em 1978. Publicou quatro romances e uma antologia de crônicas. Escreve para jornais desde 2003 e atualmente é colunista da Folha de S. Paulo. Nos últimos anos, escreveu e dirigiu teatro, cinema e TV. Seus livros já foram traduzidos para oito idiomas. Em 2015, dirigiu “A Morte de J.P. Cuenca”, seu primeiro longa-metragem.


Encontro com João Paulo Cuenca

Data: 23.01.2017 – Segunda-feira 

Oficina literária (Gratuita) – Horário: 17h às 19h

 

Debate (Gratuito) – Horário: 20h às 21h30
Mediação: Paulo Paniago

Ator: Luiz Felipe Ferreira
Entrada Franca
 – Mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

Classificação indicativa: 16 anos
Centro Cultural Banco do Brasil
(SCES, Trecho 2, Brasília/DF, tel.: 61 3108-7600)


Programação completa

Mediação: Paulo Paniago e Julliany Mucury

23 Janeiro
ENCONTRO COM JOÃO PAULO CUENCA \ Romance
Ator: Luiz Felipe Ferreira

20 Fevereiro
ENCONTRO COM ANTONIO PRATA \ Crônica
Atriz: Camila Guerra
20 Março 
ENCONTRO COM CAROL BENSIMON \ Conto
Atriz: Camila Guerra

19 Abril 
ENCONTRO COM DANIELA PEREIRA DE CARVALHO \ Literatura Dramática
Ator: Luiz Felipe Ferreira

22 Maio 
ENCONTRO COM JULIÁN FUKS  \ Romance, Conto, Crítica Literária
Ator: Luiz Felipe Ferreira

19 Junho
ENCONTRO COM GABRIEL BÁ \ Quadrinhos

Serão apresentadas imagens do trabalho do quadrinista

24 Julho 
ENCONTRO COM LAURA ERBER \ Poesia
Atriz: Camila Guerra