A edição de junho da Conexão Literatura trouxe mais uma autora importante, e por vezes esquecida, da produção literária: Conceição Evaristo. No mês passado a revista deu destaque ao trabalho de Carolina Maria de Jesus, de quem Conceição é fã e leitora. A autora é ativista do movimento negro. A presença das duas autoras em projetos literários é de grande importância para colaborar com a tentativa de preencher a lacuna deixada pela divulgação da literatura escrita por mãos negras em nosso país. Essa edição da revista conta com uma entrevista exclusiva de Evaristo.

As obras de Carolina Maria de Jesus, por exemplo, levam aos leitores uma realidade pouco registrada entre as páginas literárias, possibilitando que se abram novas reflexões a respeito das desigualdades sociais que nos cercam. A escritora caiu no ostracismo com o passar dos anos, mas é inegável que sua obra é um importante referencial para os estudos de literatura e cultura brasileira, representando a força de nossa criação afro-brasileira. Enquanto isso, Conceição Evaristo segue na militância para expandir a presença das obras feitas por autoras negras no mercado literário e pelo reconhecimento delas ao lado de outros cânones da produção contemporânea.

A chamada literatura universal não inclui muitos grupos minoritários e a abertura do mercado é essencial. Esses autores vêm para contribuir com outros conceitos, criando personagens que protagonizam suas próprias histórias. Sua obra desperta muita admiração em escritores da periferia e abre caminhos para diversas novas escritoras se lançarem ao mercado produtivo.

Para quem ainda não conhece o projeto da Conexão, essa edição conta ainda com uma parceria que leva audiolivros gratuitos aos leitores. Basta clicar nos links indicados na página 03 da revista para ouvi-los gratuitamente. A parceria com a editora Alyá, que publica seus áudios através da plataforma do site Universidade Falada.

Confere isso tudo aqui no link:

http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2017/06/conceicao-evaristo-destaque-da-nova.html