Vida em Arte, é possível?

logo-arte

foto1

Nada melhor para retomar a coluna Vida em Arte do que a apresentação de um projeto que está acontecendo em Brasília e tem como um dos principais objetivos o apoio aos artistas, que dele participam, a responderem a pergunta cima: É possível viver de arte?

O A.R.T.E é um Coaching para artistas e teve sua primeira turma encerrada neste último sábado, mas já com a perspectiva de abrir uma nova turma ainda este ano. E o que é este tal de Coaching? Ele é um método destinado a pessoas que desejam seu desenvolvimento, seja na área pessoal ou profissional e, dentro desse processo estruturado, o Coach e o Coachee (cliente) firmam uma eficiente parceria para o autoconhecimento, autoconfiança, melhoraria da qualidade de vida e, principalmente, estruturação e concretização dos objetivos de curto, médio e longo prazo. Pode-se dizer que o Coaching apoia o Coachee a responder três importantes perguntas:

Quem você é?

Aonde você quer chegar?

Como fará para conquistar os seus objetivos?

img_1455

Assim, o Coaching para Artistas é voltado para profissionais que trabalham com arte e pode ser aplicado tanto para o desenvolvimento de uma carreira artística quanto de um projeto específico nesta área, ou seja, auxilia tanto quem quer iniciar um projeto, definir um caminho ou ser mais produtivo em algo já está em andamento, mas que não sai do papel ou não consegue ser finalizado.

No A.R.T.E, trabalha-se com quatro módulos:

A. Amor por quem é e pelo que faz

R. Realização Pessoal e Profissional

T. Trabalho e Mercado

E. Expectativas, Planos e Próximos Passos


Assim, passando por cada um destes módulos, o programa auxilia o artista a
expressar o seu talento e potencial da melhor forma possível, definir metas para sua carreira e projetos, a realizar o seu trabalho e estabelecer uma rotina criativa, se posicionar no mercado e divulgar sua obra, sempre lidando com os diversos desafios desta Vida em Arte, sejam eles técnicos, emocionais ou relacionados ao mercado.

Esta iniciativa foi elaborada por mim e meu parceiro Windemberg Melo (Coach e Palestrante) com muito carinho e a certeza de que a profissionalização desta área passa por este entendimento de que além de artista, cada um tem seu lado profissional, essencial para seja possível viver de arte.

O Vida em Arte fica extremamente feliz em divulgar essa importante iniciativa para os artistas de Brasília, fortalecendo a profissão aqui no nosso “Quadrado” e como um primeiro passo de uma série de dicas para profissionais desta área desenvolverem-se na nossa cidade.


 

Abaixo, segue um pouquinho do que foi o Coaching para alguns artistas que estiveram conosco nesta primeira turma: 

Ainda tem muita coisa para aprender e desenvolver, mas agora eu sei um caminho para aprender e desenvolver tudo isso!” por Nathalya Rodrigues

Foi muito prático, direcionado, com ferramentas e ajuda muito!” por Marcela Dias

Eu consegui focar no que me motiva a fazer arte, porque eu tenho que fazer arte. Tudo isso foram aprendizados que eu ganhei nesse mês. Desde então, eu consegui focar mais na minha educação, ver mais oportunidades, ter mais esse olhar artista.” por Isabelle Vasconcelos


Aproveite para assistir aqui o vídeo com alguns depoimentos da nossa primeira turma de artistas: